QUEM É VIVO...SEMPRE APARECE...

PUT' I KILL PAR YOU...

26 de mai. de 2013

CRONOGRAMA DE PROJETO - GANTT - PLANILHA

O que é o Gráfico de Gantt?


O Gráfico de Gantt, ou Diagrama de Gantt, é uma ferramenta que permite a visualização do progresso de projetos. É, basicamente, uma ferramenta de acompanhamento, bastante visual, cujo objetivo é deixar a informação o mais transparente possível.
Para que serve o Gráfico de Gantt?

A função do Gráfico de Gantt é, de uma forma genérica, permitir o acompanhamento da realização de tarefas e atividades que compõem um projeto de objetivo maior. Dessa forma, a utilização da ferramenta permite que todos os interessados possam verificar o andamento das atividades. É muito útil para o Gerenciamento de Projetos onde existem muitos envolvidos.
Como surgiu o Gráfico de Gantt?

Após a contratação de Henry Gantt pela Midvale Steel, em 1887, o engenheiro mecânico desenvolveu diversas ferramentas de auxílio ao planejamento. Por esse motivo, Henry Gantt é considerado por muitos o pai do planejamento e do controle.
Em quais situações posso usar o Gráfico de Gantt?

Geralmente utiliza-se o Gráfico de Gantt em atividades que envolvem duas pessoas ou mais, no entanto, não existem restrição para a aplicação da ferramenta. Como já foi dito, o Gráfico de Gantt é muito útil para gerenciar grandes projetos, contudo, é possível até mesmo organizar uma agenda utilizando seus conceitos.
Como elaborar um Gráfico de Gantt?

Como o próprio nome diz, o Gráfico de Gantt é um Gráfico. Tratando de maneira bem geral, a ferramenta deve ser estruturada como na figura abaixo.



O gráfico deve ser composto pelas dimensões “Atividades” e “Tempo”; na vertical, deverão ser listadas todas as atividades que se deseja controlar, as quais devem ter a região equivalente ao tempo necessário para sua execução hachurada ao longo do eixo horizontal. A hachura deve ser feita de acordo com a escala de tempo utilizada, que pode ser estabelecida em horas, dias, semanas, meses ou anos.
Qual o melhor software para elaboração do Gráfico de Gantt?

Atualmente, o software mais popular para a elaboração do Gráfico de Gantt é o Microsoft Project, o qual encontra-se na versão 2010. Muitas empresas utilizam essa ferramenta, que permite a realização de outras atividades extras, tais como estabelecimento de caminho crítico, equipe, cálculo de necessidades, dentre outras funções de controle e acompanhamento.
Minha empresa não pode comprar um software agora, o que faço?



Uma solução é criar sua própria planilha no Excel para a elaboração do Gráfico de Gantt. Existem diversas maneiras para o desenvolvimento da planilha, algumas mais simples, outras mais complexas, mas todas capazes de gerar o mesmo resultado: um gráfico prático e útil para o acompanhamento; basta utilizar a criatividade.
No entanto, para poupar seu trabalho e neurônios, o Miguelando.com disponibiliza para download uma planilha contendo um sistema de geração automática de um Gráfico de Gantt.

Baixar cronograma gannt

http://www.mediafire.com/view/641gw2acwpxskac/Planilha_cronograma_gantt_chart_em_excell_template_xls.xls

Nenhum comentário: